Informática Internet

 

Procura aulas, cursos e treinamentos de pacote MS Office (Microsoft), Open Office, Google Docs ou internet e redes sociais – no Rio de Janeiro RJ?
Entre em contato com Wallace Vianna, informática.

Desculpe! Muitos textos dessa página foram mudados de lugar!

Procure outros textos no campo de busca desse blog , digitando “informática”.

Wallace Vianna é técnico de informática no Rio de Janeiro RJ.

Dicas úteis de disco/HD virtual, compartilhamento de arquivos online (na internet).

Pcloud – Envia arquivos até 5 GB, com  ou sem cadastro, gratuito;  protege arquivos com senha e encriptação.
Wetransfer – Envia arquivos gratuitamente até 2 GB; plano pago até 20 GB. Muito usado por usuários de Macintosh devido a sua interface com design interessante.
Sendspace.com – até 300 mb; com ou sem cadastro, gratuito.

novo (1)Sites de aplicativos portáteis

Esses sites eu recomendo pois não tem “instaladores de software” nem propaganda enganosa.

Para Windows

Portableapps.com (organizado e oferece boa variedade e descrição de aplicativos)
e
Pendriveapps.com (não muito organizado mas tem boa descrição e variedade dos aplicativos)

Para Mac(intosh)

Veja na seção Macintosh

Para Linux

Portable Linux Apps.org

 

Como postar imagem pública na internet / captura de tela (screenshot) online

Se precisar se comunicar com imagens via internet, rapidamente (ou se nao puder trocar imagens durante um chat de texto, p.ex.) use esse site, que e bem organizado (em inglês)

Site screencast 

http://prntscr.com/ (ou Lightshot; compartilha imagem capturada, online)
http://app.prntscr.com/ (programa de captura de tela)

Postimage.org

Códigos de domínios da internet (por país)

Zator.com

DropBox

Fiz um post sobre o DropBox.com recentemente em um blog que escrevo escrevia; resolvi expandi-lo aqui em formas de dicas:

  • Se você usa um DropBox compartilhado em vários computadores (numa equipe de trabalho) com sincronização em seu computador, eventualmente podem aparecer arquivos que estão FORA da pasta compartilhada. Esses arquivos são seus, aparecem apenas para você, não fazem parte dos arquivos do seu grupo de trabalho.

Redes sociais

Instagram

Dicas de como acessar o Instagram em computador desktop/mesa, sem tablet ou celular, se for necessário, de graça (free):
a)
– no PC (desktop/mesa)
– baixando o Pixsta de: http://pixsta.com/
b) On-line
– sem instalar programa

WebStagram: http://web.stagram.com/
ExTagram: http://extragr.am/
Outros links: Businessinsider.com

Editor de textos curtos online

Seu celular não tem aplicativo editor de textos que salve arquivos com extensão .txt para enviar, armazenar ou compartilhar. Nem tem espaço pra instalar um aplicativo de textos (o Gdocs para editar textos ocupa quase 40 mb).

Então use este pequeno editor de textos online: Edit Pad.org.

Outras formatações de texto como mudar sentença/caixa do texto (trocar maiúsculas por minúsculas) no site Convert Case.

Cronômetro online

Sites que contam o tempo na tela de seu computador (contagem progressiva ou regressiva), enquanto está online. Util se não tiver um cronômetro à mão e serve pra controlar o seu tempo em cybercafé ou horário de trabalho.
Timer / cronômetro online (progressivo) • O cronômtetro (regressivo)

Como postar no Blogspot (Blogger.com do Google) por e-mail

Há um link (atualizado) do suporte do Google para esse assunto aqui.

Mas basicamente, ao acessar sua conta no www.blogspot.com (www.blogspot.com.br) basta você procurar ao lado do nome de seu blog uma lista de opções e

clicar em “Settimgs/Configurações”
depois escolher a opção
Celular e e-mail
por fim, digitar o nome de seu e-mail para postagem e marcar a opção “Publish email imediatally/Publicar e-mail imediatamente”.

Você pode incluir imagens e outros ítens em seu e-mail, como numa página de internet.

O link acima possui outras dicas úteis sobre esse assunto.

Navegadores de internet

multiplataforma

Lista com navegadores multiplataforma (PC, Mac, Linux)

Navegadores Linux

Konkeror para Windows e MacOS (site oficial): instalação à moda Linux: demorada e cheia de opções.

Lista de navegadores

Wikipedia (não sei se está 100% correta e/ou atualizada, mas é uma referência da Wikipedia…)

Forçando o navegador a atualizar a página.

Em resumo, Cache são cópias de arquivos (páginas, imagens, etc) visitados/navegados em seu computador para agilizar a visualização/navegação. O cache, grosso modo, pode ser criado pelo seu navegador, servidor de acesso a internet ou pelos computadores na rede (local ou internet), no momento da navegação.

Posto a seguir, neste blog, um texto que escrevi sobre esse assunto, mas no momento compartilho estes links e dicas que podem ser úteis para quem está com problemas ao visualizar páginas na internet, no navegador.

  • Se a última versão de suas páginas não parecem no WordPress, veja se algum plugin de cache como o WP Super Cache está interferindo; experimente desabilitá-lo e veja o resultado.
  • Dicas para limpar o cache em diversos navegadores (desktop/de mesa e móveis) e sistemas operacionais, neste link do WikiHow.
  • Dicas simples, práticas e objetivas da wiki da InfoLink para limpar o cache em diversos navegadores.
  • Dicas clássicas da ajuda do RG3 para limpar o histórico de navegação (cache) em diversos navegadores

Dicas úteis para internautas que não vêem a página atualizada no navegador.

Walace Vianna é webdesigner no Rio de Janeiro.

Essa dica serve tanto para quem é internauta (e acessa a internet não-profissionalmente) como para quem trabalha na área de internet, direta ou indiretamente. Para alguns não é novidade, para outros pode ser, daí eu postar aqui essa dica.

Se você não está vendo a versão mais atual de uma página na internet  (por mais que atualize seu navegador) pode ser que…

  • sua conexão com a internet está exibindo um cache (*) antigo. Se for isso, terá de esperar uma hora ou duas (ou o dia seguinte) para ver a versão mais atual da página; se não puder esperar, acesse a internet de outra conexão (se estiver em casa, usando internet a cabo da OI/Velox, por exemplo): uma lan House/cybercafé, casa de amigo, escola ou trabalho (com internet que não seja da OI) ou pelo SmartPhone (sem WI-FI, e por outra operadora que não seja a OI, se sua casa tiver acesso sem fio).
    (*) cache são cópias das páginas que você visitou recentemente, que ficam armazenadas em seu computador para agilizar a navegação..
    .
  • …seja preciso apagar o histórico de navegação/páginas visitadas; no Internet Explorer, vá ao menu Segurança > Excluir histórico de navegação;
    Obs.: é opcional, mas eu desmarcaria a primeira opção (preservar dados de sites favoritos) para não deixar nenhum rastro do cache existente.

    Limpando o cache no Internet Explorer

    .

  • seu navegador não esteja configurado para exibir a versão mais atual das páginas. Se for o Internet Explorer, acesse Ferramentas > Opções de internet > Histórico de navegação > Configurações:

    Opções do Internet Explorer para configurar a navegação

    Opções do Internet Explorer para configurar a navegação

    Ali chegando configure em “Verificar se há versões mais recentes das páginas armazenadas” > “sempre que eu visitar a página da web”.
    .

  • seu navegador é outro que não o Internet Explorer (Firefox, p.ex.), e mesmo apagando o cache (por outro caminho, claro) as páginas continuarem a aparecerem antigas, apague o cache e depois reinicie seu navegador..

As demais opções são mais radicais (envolvem bloatwares) e talvez não se apliquem a maioria das situações de navegação na internet. Ficam aqui essas dicas então, que acrescentarei a outras quando necessário.
.

Dicas úteis sobre hosts / provedores de hospedagem na internet

Resolvi fazer esse tópico baseado num post que fiz sobre hospedagem gratuita de sites. Pretendo futuramente reunir diversos tutoriais e posts sobre esse assunto numa única seção, facilitando a leitura;pesquisa dos interessados.

LinkWS

Redirecionamento de mensagem que não funciona.

O que fazer se você criou redirecionamento de mensagens de e-mail, a mensagem enviada até chega no destino, mas não redireciona para você.
Verifique se o e-mail de redirecionamento é o mesmo e-mail de envio.
No caso do Gmail ele bloqueia (ou nrcebe) mensagens redirecionadas quando a origem da mensagem é a própria conta.
Explico:
Enviei mensagem da
minha-conta-02@gmail.com 
para
outra-conta@dominio.com.br
que redirecionou para
minha-conta-01@gmail.com
Da outra vez, a mensagem não foi entregue pois enviei mensagem de
minha-conta-01@gmail.com 
para
outra-conta@dominio.com.br
que redirecionou para
minha-conta-01@gmail.com
mas não foi entregue, provavelmente para evitar ataques tipo DOS (com virus enviando/redirecionando mensagens em massa de uma conta para a própria conta).
Como o Cpanel Linux é muito usado nop mercado, esse problema pode acontecer em diversas hopedagens.

Linkws cpanel problemas com conta de e-mail cliente

Se por acaso seu programa de e-mail cliente não funcionar com alguma das configurações padrão, experimente colocar a porta padrão (25) no SMTP; ela volta a funcionar, pode ser algum bloqueio na porta 587.

E-mail: informações e diferenças entre os protocolos IMAP, POP3

  • O acesso ao email IMAP é coordenado entre o servidor e seu aplicativo de e-mail. As mensagens que foram lidas/excluídas/respondidas serão mostradas como tal no servidor e no aplicativo de e-mail.
  • POP3 não é coordenado com o servidor. As mensagens marcadas como lidas/excluídas/respondidas no aplicativo de e-mail não serão mostradas como tal no servidor. Isso significa que futuros downloads de e-mail com POP3 mostrarão todas as mensagens como não lidas.
  • É recomendável usar POP3 por SSL/TLS ou IMAP por SSL/TLS, pois eles fornecem maior segurança para suas interações com o servidor de e-mail remoto.

Godaddy

A Godaddy é uma empresa de hospedagem mundial, tem uma série de vantagens e desvantagens em relação às demais empresas do mercado.

Como funciona a contratação de hospedagens de sites/blogs no mercado de internet

Na maioria das empresas de hospedagem de sites o processo de ativação de uma hospedagem se dá, grosso modo, assim:

  • Você escolhe o plano de hospedagem e informa o dominio (neste exemplo, já existente)
  • Faz o pagamento e, após ser creditado, recebe instruções para acessar a hospedagem: (a) endereço de DNS[*] para direcionar o domínio à hospedagem; (b) senha de acesso ao painel de controle da hospedagem; (c) dados para fazer FTP/envio de arquivos para a hospedagem.
    .
    [*] endereço do computador (ou servidor de arquivos na internet) que hospeda seu site/blog

Como funciona a contratação de hospedagem na Godaddy (é diferente do mercado, fique atento!)

  1. Você tem de escolher o plano de hospedagem e fazer o pagamento
  2. Após ser creditado, você tem de ativar a hospedagem, na sua conta da Godaddy;
    essa tarefa inclui:
    (a) selecionar a hospedagem contratada na sua conta da Godaddy
    (b) informar qual é o domínio a ser associado a sua hospedagem (neste exemplo, um dominio externo, não registrado pela Godaddy)
    (c) informar qual o login e senha de acesso desejados para a hospedagem
  3. depois você recebe as informações do CPanel, acesso ao Painel de controle da Hospedagem (DNS incluso, para direcionar o domínio para a sua hospedagem)

Imagino que a Godaddy faça isso para reduzir custos com contratação de pessoal, e oferecer preços competitivos, já que hospeda sites no mundo inteiro, com servidores em diversos continentes.

O ruim disso é que o suporte deixa a desejar, já que a única pessoa de atendimento em cada continente (?) deve atender telefonemas, rede social, e-mails…
O suporte acaba sendo por e-mail padronizado, cheio de informações que não tem a ver com a pergunta feita, mas, paciência…

Fica o alerta, para quem está migrando para a Godaddy e não deseja passar pela via crúcis que eu passei, até entender a empresa (!).

Transferência de domínio na GoDaddy

O processo de transferência de domínios entre empresas registradoras pode ser demorada ou traumática (principalmente se o registro não foi feito por você) .
Por isso escolher uma empresa que registre (de fato) domínio, e não intermedie o registro é fundamental.
A Godaddy é uma delas, mas saiba que você só deve fazer o pagamento da transferência de domínio quando as coisas estiverem encaminhadas, faltando menos de 15 dias para concluir o processo.
Motivo:  após 30 dias de pagamento a Godaddy cancela o seu pedido de transferência de domínio, e sem reembolso (mesmo que não tenha usado o serviço). Ou seja: tem de pedir cancelamento/reembolso dentro de 15 dias (2 semanas).

Fica a dica!

Locaweb

A empresa é boa, tem ouvidoria (o que já é um grande indicador de qualidade) mas como toda grande empresa, está sofrendo do gigantismo. Então, vou dar uma força ao help desk e suporte (que em sua maioria são finíssimos) com essas dicas, para quem está tendo problemas com

WordPress em revenda de hospedagem Plesk

(Windows com suporte a PHP ou com Linux – painel de controle Parallels)

  • a instalação do WP só pode ser feita na “raiz” da hospedagem com a criação de um Banco de Dados antes. Sem o BD não aparece nem a tela inicial de instalação do WP (não tive explicação para o fato).
  • Se a instalação do WP for feita numa sub/pasta isso impede de redirecionar o domínio para essa sub/pasta: o WP passa a ignorar diversos arquivos, é como se as URLs fossem trocadas ou WP fosse movido para a raiz.
    Se isso acontecer e a mudança de URL for decisiva no seu site/blog, terá de refazer as URLs de todo WP; em casos específicos, há dicas e ferramentas para contornar esse drama (CMS > Links úteis WordPress (resolvendo problemas).

Personalizando formulários PHP (hospedagem Linux) da Locaweb

Escrevo este post em fevereiro de 2016, a fim de facilitar a vida de quem é desenvolvedor web ou webdesigner sem formação em programação e deseja resolver coisas pequenas em seu site ou projeto de web sem depender de suporte técnico especializado. Se você perceber que alguma coisa mudou no formulário, ao comparar com esse post, escreva nos comentários desta página ou para mim, que atualizarei as informações.

Posto aqui como fazer pequenas adaptações em formulários escritos em PHP, em hospedagem Linux, da Locaweb.

Apesar da wiki/ajuda/faq da Locaweb ser muito bem escrita, e dos exemplos serem bem documentados e estruturados, não há como a Locaweb ensinar tudo. Assim sendo, vamos a algumas explicações/ observações/alertas:

  • Após baixar o arquivo de exemplo de seu formulário (nesta data, dois arquivos: index.html e envia.php) faça cópia deles e trabalhe sobre essas cópias (ex.: index2.html e envia2.php)
  • Comentários (códigos que não serão processados/utilizados) de PHP são como de Javascript e CSS:
    /* COMENTÁRIO DE VÁRIAS LINHAS */
    // COMENTÁRIO DE UMA LINHA
  • Modifique o código existente, mas, para ganhar tempo, evite manter duas versões de uma mesma linha de código, mesmo transformando uma delas em comentário de PHP.
    Evite ter ao mesmo tempo o código velho (transformado em comentário) junto com o código novo como neste exemplo:
    // <P>Aqui está a mensagem postada por você; formatada em HTML:</P>
    <P> Mensagem enviada </P>
  • Para fazer quebras de linha no envia.php há um código/variável: $quebra_linha
    você pode utiliza-lo ou usar HTML como <br /> ou <p></p>

Removendo campos de formulário no index.html e envia.php

1) Para remover campos que não vai utilizar em seu formulário como em “destinatário”: “com copia” e “com copia oculta”.
Basta apagar do index.html os campos
<input name=”comcopia” type=”text” id=”comcopia” size=”100″>
<input name=”comcopiaoculta” type=”text” id=”comcopiaoculta” size=”100″>

E do envia.php as linhas
$comcopia = $_POST[‘comcopia’];
$comcopiaoculta = $_POST[‘comcopiaoculta’];
$headers .= “Cc: ” . $comcopia . $quebra_linha;
$headers .= “Bcc: ” . $comcopiaoculta . $quebra_linha;

2) Como o campo “destinatário” será o e-mail de destino, o do site (ex.: contato@dominio.com).
Você pode

  • Fazer o campo destinatário
    <input name=”emaildestinatario” type=”text” id=”emaildestinatario” size=”100″>
    pré-preenchido com o e-mail do site com o parâmetro “value”:
    <input name=”emaildestinatario” type=”text” id=”emaildestinatario” value=”contato@dominio.com” size=”100″>ou
  • Editar o envia.php desta forma:
    logo no inicio, onde está/* Medida preventiva para evitar que outros domínios sejam remetente da sua mensagem. */
    if (eregi(‘tempsite.ws$|locaweb.com.br$|hospedagemdesites.ws$|websiteseguro.com$’, $_SERVER[HTTP_HOST])) {
    $emailsender=’email@dominio.com.br’; // Substitua essa linha pelo seu e-mail@seudominio
    } else {
    $emailsender = “webmaster@” . $_SERVER[HTTP_HOST];
    //    Na linha acima estamos forçando que o remetente seja ‘webmaster@seudominio’,
    // Você pode alterar para que o remetente seja, por exemplo, ‘contato@seudominio’.
    }
    inclua seu e-mail (ex.: contato@dominio.com) assim:/* Medida preventiva para evitar que outros domínios sejam remetente da sua mensagem. */
    if (eregi(‘tempsite.ws$|locaweb.com.br$|hospedagemdesites.ws$|websiteseguro.com$’, $_SERVER[HTTP_HOST])) {
    $emailsender=’contato@dominio.com’;
    // Substitua essa linha pelo seu e-mail@seudominio
    } else {
    $emailsender = ” contato@dominio.com”;
    //    Na linha acima estamos forçando que o remetente seja ‘webmaster@seudominio’,
    // Você pode alterar para que o remetente seja, por exemplo, ‘contato@seudominio’.
    Agora que existe uma variável em PHP para escrever o e-mail do site/domínio, basta procurar em
    // Passando os dados obtidos pelo formulário para as variáveis abaixo
    a linha
    $emaildestinatario = $_POST[‘emaildestinatario’];e editar para:
    $emaildestinatario = $emailsender;

Incluindo campos em seu formulário

Basta criar no index.html o campo novo – ex.: telefone
<input type=”text” style=”width:350px;” name=”telefone” id=”telefone”>

E incluir no envia.php
// Passando os dados obtidos pelo formulário para as variáveis abaixo
$nomeremetente     = $_POST[‘nomeremetente’];
$emailremetente    = $_POST[‘emailremetente’];

o campo telefone:
// Passando os dados obtidos pelo formulário para as variáveis abaixo
$nomeremetente     = $_POST[‘nomeremetente’];
$emailremetente    = $_POST[‘emailremetente’];
$telefone    = $_POST[‘telefone’];

Obs.: $telefone ou ‘telefone’ no envia.php é o correspondente id=”telefone” no index.html

Montando a mensagem a ser enviada no envia.php

  • Na seção do envia.php
    /* Montando a mensagem a ser enviada no corpo do e-mail. */você pode encadear dois campos de seu formulário numa linha, como DDD e telefone:
    ‘.$ddd.’ ‘.$telefone.’Se quiser incluir caracteres em torno de algum campo (ex.: parênteses ao redor do DDD) basta digitar ao lado do campo desejado:
    (‘.$ddd.’) ‘.$telefone.’

HostNet

Tutorial: configurar formulário de contato HostNet

Em primeiro lugar, este tutorial é indicado aos clientes da Hostnet que optaram pelo plano de hospedagem Econômico/Básico, que não inclui recursos de criação de formulários de contato sofisticados. Para clientes Hostnet que optaram por planos Cloud (que possui diversas categorias) o site da Hostnet fornece tutoriais com serviços de formulário mais avançados.

Em primeiro lugar, você tem de ter

  • um domínio registrado e ativo na internet
  • uma hospedagem contratada para esse domínio
  • uma conta de e-mail criada em sua hospedagem/domínio
  • o login e senha do seu painel de controle Hostnet (administração da hospedagem)
  • senha da conta de e-mail criada

Com tudo isso funcionando e em mãos, o primeiro passo é acessar seu painel de controle Hostnet (na data em que escrevo, http://painel.hostnet.com.br .

hostnet-form-1

Ao entrar no painel de controle…

hostnet-form-2

… procure a opção E-mails. Dentro dela, Gerador de Script para envio de e-mail.

hostnet-form-3

Preencha as opções para gerar o formulário de contato, no seu domínio/hospedagem:

hostnet-form-4

Ao clicar em Gerar Script, você terá o código HTML de seu formulário.

hostnet-form-5

Ao abrir o código no bloco de notas de seu editor de código HTML atente para os detalhes assinalados nesta imagem, a seguir. Se o campo assunto não for preenchido, a Hostnet irá preencher esse campo para você com “Formulário UltraMail” (serviço de e-mail da HostNet) .

Uma página de confirmação de envio deverá ser criada no seu site (por padrão fica na raiz da hospedagem com o nome PaginaDeResposta.html).
ex.: http://dominio.com/PaginaDeResposta.html .
Você pode alterar o nome ou localização desta página a vontade, basta corrigir o código assinalado com a nova URL.

hostnet-form-6

O seu código HTML no navegador ficará assim. Você pode  acrescentar/remover qualquer campo no seu formulário. O design (formatação) fica a seu critério.
Observação importante: o formulário só irá funcionar se estiver hospedado no domínio para o qual foi criado.

hostnet-form-7

Espero que esse tutorial tenha sido útil para você.

Tutorial: WebMail (email na internet) Round Cube

Para as pessoas que hospedam sites através de mim, (meus clientes, amigos ou parentes) disponibilizo aqui um pequeno tutorial visual de como acessar a sua conta de webmail (e-mail na internet) hospedada nesta empresa.

Neste exemplo, o webmail utilizado é o RoundCube,por ser simples e de interface fácil de usar.

(Clique nas imagens para ver ampliado)

Acesso ao WebMail do site

linkws-webmail-1
Tela inicial

cirandarte-webmail-2
Escolha do webmail (Round Cube)

cirandarte-webmail-3
Tela do webmail escolhido (RoundCube)

Trocando a senha do e-mail:

cirandarte-webmail-4-senha
Troca de senha: Tela inicial > trocar senha

Para carregar automaticamente o programa de e-mail (Round Cube):

linkws-webmail-autoload
Tela inicial > (escolher o programa desejado; ex.: RoundCube) > Enable AutoLoad

linkws-webmail-autoload-2

linkws-webmail-autoload-3

Criação de grupos de contatos no WebMail RoundCube

(Clique nas imagens para ver ampliado).

webmail-roundcube-contatos-1
Ao acessar o WebMail Round Cube…

webmail-roundcube-contatos-2
… procure o botão Contato.

webmail-roundcube-contatos-3


Para criar um grupo de contatos no RoundCube

clique no botão Crie um novo grupo de contatos

webmail-roundcube-contatos-4
Ao aparecer a caixa de texto na coluna Grupos…

webmail-roundcube-contatos-5
… digite o nome do grupo (neste exemplo, NomeDoGrupo).

webmail-roundcube-contatos-6


Para criar um contato novo no grupo do RoundCube

crie um contato novo clicando no botão Criar um novo contato.

webmail-roundcube-contatos-7
No formulário que aparece à direita da tela…

webmail-roundcube-contatos-8
… digite o nome e e-mail do seu contato (aqui, Fulanofulano@dominio.com).

Depois clique em Guardar.

webmail-roundcube-contatos-10
Observe que o contato foi adicionado à lista do grupo selecionado.

webmail-roundcube-contatos-12a

Para associar um contato existente ao seu grupo de contatos do RoundCube,

vá à sua lista de contatos e selecione o contato desejado (aqui, Yanini Agatha)

webmail-roundcube-contatos-12
Para vincular o contato novo ao grupo que desejar, clique na aba/opção Grupos, abaixo dos dados do contato.
Selecione o grupo  a qual deseja vinclular o contato.

webmail-roundcube-contatos-13
Observe que o contato existente (Yanini) agora faz parte do grupo “Nome do grupo”

Dica:

você também pode selecionar o contato na coluna Endereços Pessoais e arrastá-lo para a coluna do grupo de contatos desejado (neste exemplo, “Nome do grupo”)

Outros links sobre o Round Cube: 
Roundcube.net
Assinatura de e-mail no RC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: