Photoshop

Dicas, sites, tutoriais e links úteis sobre / em / de / para Photoshop

Criando Actions no Phothoshop

Treinamentos, Cursos ou aulas de Photoshop? Serviços em webdesign ou design gráfico no Rio de Janeiro (RJ)? Fale com Wallace Vianna, designer.

novo-transpCarregando várias / múltiplas seleções salvas no Photoshop

Estava precisando isolar várias áreas de uma imagem para fazer uma edição (retoque usando o carimbo/clone stamp) e só me veio uma solução ruim: salvar cada área/seleção da imagem em separado e depois ir no Canal alfa/Alpha channel para recuperar cada área/seleção salva (até aqui, ok)  com a varinha mágica (essa é a parte ruim), para ter todas as seleções ao mesmo tempo.
Lembrando que cada seleção salva fica armazenada no painel Canal alfa/Alpha channel.

Foi aí que achei uma solução melhor, no Tutorial Master: depois de salvar as seleções, ir no painel Canal alfa/Alpha channel e clicar na primeira seleção/Canal segurando a tecla CTRL. Depois, para carregar as demais seleções, segure as teclas SHIFT e CTRL e clique nas demais seleções/canais .

  • Ou seja: depois de ir no Painel Canal alfa/Alpha channel, clique na primeira seleção/canal alfa segurando a tecla CTRL;
  • segure a tecla SHIFT e clique nas demais seleções/Canais Alfa: todas as seleções estarão carregadas.

Depois é só clicar no canal RGB para ver a imagem com as seleções juntas.
E,  se ao chegar aqui, você quiser salvar as seleções juntas (para carregá-las mais tarde, juntas, de uma vez só), melhor ainda!

Técnica útil para retocar fios / cabelos no Photoshop

Objetivo: fazer seleções ou retoques difíceis (fios, cabelos) em imagens sobre fundos não-uniformes (não brancos nem lisos)
Pré-requisitos: saber usar

  • camadas/layers,
  • máscara rápida/quick mask,
  • máscara de camada/layer mask,
  • selecionar intervalos de cores/color range

Todo mundo que reclama de ter que retocar fios de cabelo aponta o mesmo problema: “os tutoriais na web só explicam como retocar fios em imagem com fundo branco/neutro/liso. Isso eu faço com a ferramenta Erase Background/Borracha plano de fundo ou Magic eraser/Borracha mágica, do Photoshop”.

Pegando carona em alguns desses tutoriais que me inspiraram (grato pelos links, Francis Gonçalves), posto aqui uma técnica que é util quando o fundo da imagem não for “liso”; mas ele precisa ter tons semelhantes (neste caso, tons de vermelho). O resultado não é livre de alguns artefatos (cores do fundo nos fios) mas é melhor do que fazer o recorte “na mão” e quase tão bom quanto usar plug-ins pagos como o Corel KnockOut. E independe de versão do Photoshop (se o seu plug-in preferido – como o Extract – não roda mais no seu Photoshop ou sistema operacional atual).

  • Abra a imagem com fios esvoaçantes (neste exemplo, o Maxwell da seleção brasileira, de 2014).

Amistoso Brasil 6x0 Austrália

Observação: essa imagem (JPEG) possui 150 dpi; quanto maior a qualidade (imagem PNG ou TIF, em 300 dpi p.ex.), melhor o resultado final.

  • Transforme o background/fundo em camada

Observação: neste exemplo eu apaguei a figura do jogador de trás com a ferramenta rubber stamp/carimbo para agilizar o processo e dar maior precisão

  • Crie uma camada nova sobre a imagem e pinte sobre a figura principal a ser recortada (aqui, o jogador) com uma cor que não esteja no fundo (neste caso preto 100%) para isolar a figura do fundo, quando formos selecionar o todo da imagem pela cor, na etapa seguinte:

photoshop-tecnica-recorte-cabelo-4

  • Selecione a camada da figura e vá no menu Selecionar/Select > Intervalo de cores/Color range
  • Clique no fundo da imagem com o conta-gotas; aumente o valor de Grau de seleção/Fuziness para selecionar o máximo do fundo da imagem* (mas mantendo a figura o mais próximo da cor preta; se não a figura também fará parte da seleção e o resultado final será fios e figura semi-transparentes).

(*) Observação: Você pode selecionar outras áreas de cor usando o conta-gotas com sinal de “+” no mesmo painel Color range/Intervalo de cor

photoshop-tecnica-recorte-cabelo-5

photoshop-tecnica-recorte-cabelo-6

  • Após dar Ok você pode ocultar a camada pintada de preto; você tem o fundo da imagem selecionado, recortando o cabelo.
  • Entre na máscara rápida/Quick Mask.
  • Como o fundo possui outros tons além do selecionado (aqui, vermelho), você precisará retocar as áreas de seleção (no padrão da máscara rápida, vermelho) ou seja, o fundo da imagem. Use um pincel definido (dureza/hardness máxima) e grande para agilizar o trabalho.
  • Feito isso, faça um pente-fino: saia da máscara rápida e veja se outras pequenas áreas precisam ser adicionadas à seleção do fundo ou removidas (camisa, pele) ; se precisar, retorne e conclua o trabalho.

Observação: opcionalmente, para aumentar a precisão da seleção, “feche” a área selecionada no menu Select/Selecionar > Modificar/Modify > Redução/Contract em valores baixos, entre 1 e 3 pixels, dependendo da qualidade de sua imagem (qualidade maior, valores maiores, p.ex.)

  • Ao terminar, aplique Máscara de camada/Layer mask na imagem. O fundo da imagem deve ter sumido, deixando o jogador com os fios de cabelo recortados e fundo transparente.

photoshop-tecnica-recorte-cabelo-2

  • Para ver o resultado melhor, crie uma camada nova, mova para trás da figura e aplique uma cor contrastante (verde limão, magenta, p.ex.).
  • O recorte pode até ter alguns pixels do fundo (vermelho), mas o foi mais rápido do que usando outras técnicas.

photoshop-tecnica-recorte-cabelo-3

O melhor programa do mercado para isso, o Corel KnockOut faz isso que expliquei de uma forma mais automatizada e precisa, selecionando cores a partir de áreas pré-selecionadas por você, suavizando a seleção, uniformizando as áreas internas da seleção, e usando transparência.

Em breve posto aqui mais ilustrações. Vou pensar em como transformar esse tutorial numa Action e posto aqui depois.

Como reinstalar recursos descontinuados do Photoshop

O Photoshop teve recursos descontinuados ao longo do tempo (neste caso, após a versão CS4) por diversos motivos: entre eles, o fato de a concorrência fornecer recursos melhores – p.ex., o filtro Extract, apesar de muito prático, era inferior ao Corel KnockOut para extrair detalhes/seleções de imagens sem fundo. Por isso a Adobe criou as ferramentas Borracha/Eraser que apaga cor de fundo e cores uniformes.

Devido isso a Adobe resolveu incrementar recursos existentes (ainda neste exemplo do Extract) como o Refine Edge/Refinar arestas, para fazer seleções melhores e, com isso, extrair seleções de imagens com mais qualidade. No caso da borracha/eraser a Adobe acertou; no caso do Refine edge, fez mais do mesmo (reuniu comandos separados num único quadro de diálogo), ao meu ver.
Enfim: se você precisa de alguns recursos que não estão mais no seu Photoshop, leia essa matéria ou acesse esse link para fazer o download dos recursos (filtros ou plug-ins) para PC e Mac.

Observação importante: o filtro Extract só funciona até o Photoshop cs5 para PC e Photoshop CS4 para MAC.

Máscara de vetor no Photoshop

Objetivo: ensinar uma técnica para criação de máscaras de imagem, no Photoshop.
Prós: facilidade de edição da imagem mascarada
Contras:
requer alguma habilidade em traçado de desenho vetorial.
Pré-requisitos:

a) saber usar o painel Layers/Camadas do Photoshop
b) saber usar a ferramenta Path/Demarcador
c) saber importar/carregar recursos nos painéis do Photoshop
d) Ter uma mínima informação sobre o que são Actions/Ações no Photoshop (ter lido o tutorial sobre Actions nessa página é um bom começo…).

O Photoshop deste tutorial é o CS, mas se aplica a qualquer versão do Photoshop que suporte máscara de camada e paths/demarcadores (vetor).

Existem vários tipos de camadas no Photoshop, a máscara de vetor é a melhor máscara, pois você pode modificá-la como se fose um desenho vetorial, arrastando pontos e linhas.

mascara-vetor-1

Neste tutorial simples de máscara de vetor, você precisa de uma imagem – neste exemplo iremos usar uma maçã com fundo banco (você pode procurar uma imagem semelhante na internet e usar como exemplo).

Aqui vamos usar a máscara de vetor para eliminar o fundo branco da imagem.

mascara-vetor-2

Máscara de vetor só se aplica em camadas, portranto, se sua imagem só possui plano de fundo/background, transforme-o numa camada, renomeando-o.

mascara-vetor-3

Faça um desenho/Path/Demarcador sobre a imagem que deseja mascarar coma ferramenta Path/Demarcador.

mascara-vetor-4

Em seguida RECORTE este desenho (path ou demarcador).

mascara-vetor-6

Adicione uma máscara de camada vazia à sua imagem, clicando no ícone Add layer mask/Adicionar máscara de camada.

Com a IMAGEM selecionada, cole de volta o desenho (path).

mascara-vetor-7

Observe que ao ter o desenho selecionado, o ícone layer mask/máscara de camada se tornou vector mask/máscara de vetor.

Clique nele.

mascara-vetor-8
Pronto: seu desenho se tornou o conteúdo da máscara de camada, mascarando a imagem, eliminando o fundo.

mascara-vetor-10

Você pode alterar a máscara a vontade com a ferramenta de seleção de Path/Demarcador (setinha branca), aumentando ou reduzindo a área mascarada.

mascara-vetor-9

Sem o fundo branco, você pode incluir qualquer outra imagem por trás, nas camadas debaixo, criando outra composição de imagem.

Se você quiser usar uma action para encurtar esse caminho, pode baixar daqui.
Como funciona esta action:

  • Baixe o arquivo compactado minhas ações.atn
  • No painel de Actions escolha Load Action/Carregar ações e selecione a action.
  • Faça um desenho/path sobre a imagem que deseja mascarar (de preferência sem Layers/Camadas, só com Background/Plano de fundo).
  • Deixe o desenho/path selecionado e vá ao painel actions > Minhas ações.atn > Máscara de vetor
  • Clique no botão Play selection/Tocar seleção do painel Actions: A máscara está criada.


Criando Actions/Ações no Photoshop

Macros (ou Macro Comandos) são recursos do software para automatizar tarefas repetitivas. O Photoshop possui esse recurso com o nome de Actions/Ações, o Fireworks com o nome de Commands, cada qual com sua linguagem de programação (p.ex. o Fireworks trabalha com a linguagem Javascript “próprio”, o que permite que você escreva/altere suas próprias macros com facilidade se você conhece a linguagem).

Tenha em mente que embora cada programa (Fireworks e Photoshop) trate o mesmo assunto com ligeiras diferenças, conhecer esse assunto num programa (Photoshop) lhe habilita a realizar a mesma tarefa em outro programa (Fireworks).

Criando uma ação no Photoshop para redimensionar imagens:

Abra uma imagem de seu computador no Photoshop (pode ser uma que esteja na pasta “minhas imagens”.

Neste exemplo a imagem possui 1024×768 pixels.

Vamos fazer a imagem virar uma miniatura de 80 x 60 pixels (tamanho proporcional).

Vá ao menu Window/Janela > Actions/Ações.

Crie uma nova pasta para guardar suas ações (o Photoshop já possui pastas próprias) clicando no botão “Create new set/Criar novo conjunto de ações”; dê o nome de Ações Seu Nome.

Vamos criar a ação propriamente dita clicando no botão “New Action/Nova ação”; dê o nome de “Criar miniatura” e clique em Begin Recording/Iniciar Gravação.

Execute os passos para redimensionar a imagem: menu Image/Imagem > Image Size/Tamanho da imagem; defina 80 x 60 pixels.

Depois clique no botão Stop playing/Parar gravação.

Agora abra outra imagem, selecione a ação Criar miniatura e clique no botão Play selection/Tocar seleção. Você aplicou as ações a outra imagem com um clique do mouse.

Aplicando ações em lote (vários arquivos de uma só vez):

Escolha uma pasta de seu computador (“Documentos” ou “Meus documentos”) e crie uma cópia das imagens que deseja redimensionar numa outra pasta; dê o nome de “origerm”.

Crie uma segunda pasta com o nome de “destino”.

No Photoshop vá no menu File/Arquivo > Automate/Automatizar > Batch/Comandos em lote.

No campo Source/Origem clique em Browse/Procurar e selecione a pasta de origem com as fotos originais (grandes).

No campo Destination/Destino clique em Browse/Procurar e selecione a pasta de destino onde as fotos pequenas irão ser criadas.

Clique no botão Ok e o Photoshop irá criar as miniaturas de todas as imagens para você automaticamente.

Espero que este tutorial lhe tenha sido útil.

Pincéis gratuitos para Photoshop

Brusheezy.com

Actions gratuitas para Photoshop

Creative Blog.com > Photoshop

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Tutoriais Web 3.0 » Criando Actions/Ações no Photoshop

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: