Muitas vezes você vai precisar navegar na internet rápido, mesmo que o computador ou a conexão não sejam as melhores.
Segue uma dica nesse sentido:
Descobri que o Opera GX atende essas necessidades, pois permite definir o quanto o navegador vai consumir de RAM, aceleração de hardware e conexão de internet, ao carregar as páginas.

Além disso, ao carregar uma página nova, o navegador descarrega da RAM páginas em outras abas (ficando em segundo plano) para tornar a navegação mais rápida.
Pode baixar o navegador Opera GX em versão instalada e versão portátil.
O Opera GX possui muitos recursos interessantes, mas que merecem postagem em separado.
Segue abaixo link sobre um outro acelerador de navegador, o Firemin, que, se usado com o Opera GX, pode dobrar a velocidade do navegador web em micros lentos.
[Atualização de 12.7.2021]
Outros navegadores testados
Cheguei a testar os navegadores Vivaldi e Brave, entre outros, citados pelo mercado como “rápidos”.
Meu critérios foram a velocidade de carregamento em páginas lentas, em micro com pouca RAM (3 gb), Windows antigo (7) com poucas atualizações, com o WordPress usando o tema Yena e o plugin Elementor.
Os navegadores foram testados com e sem o acelerador Firemin.
Outras páginas de carregamento lento também foram usadas como critério.
O Vivaldi ficou em segundo lugar, embora tenha carregado relativamente bem páginas lentas, se saiu mal ao carregar o WP/Wordpress com o Elementor e Yena.
O Brave ficou em terceiro lugar, pois não carregou páginas lentas tão bem como o Vivaldi e não carregou páginas com WP, Elementor e Yena.
Outros navegadores não se sairam bem pois precisaram ter o Windows com atualizações para instalar, ou só exibiam páginas em HTML simples, sem scripts.
Quem descobrir novos navegadores rápidos poste aqui nos comentários.
Textos relacionados: