Wordpress – tema Jayla

Seguem dicas sobre o tema (pago) Jayla para WordPress, modelo Furniture Ecommerce:

Prós:

• Este tema ou modelo de site pago (U$ 59,00 na data deste post) possui diversos tipos de layout de página e apresentação, conforme a categoria/tipo de negócio que se deseja vender (mobiliário, moda, artesanato, etc). Isso já é um grande adianto na hora de optar e pagar por um tema.

Contras:

Pré-requisitos para a instalação desse modelo (as paginas de demonstração do modelo só se instalam online/via servidores web) demanda uma série de exigências do servidor/hospedagem de site na web e do wp/Wordpress. Apesar de existirem plugins do WordPress para ajudar na tarefa de configurar a hospedagem ou o próprio WP tentei fazer a instalação da demosntração do modelo Jayla em 2 hospedagens de site, sem sucesso (apesar de ter realizado todos os requisitos exigidos pelo modelo).

Até a data deste post, só consegui instalar a demonstração do modelo (que o torna funcional para o uso, conforme é vendido) com o suporte técnico do autor do modelo, que acessou a instalação do meu WordPress e resolveu o problema, mas sem explicar os remendos que fez (imagino que tenha instalado manualmente os arquivos que só são oferecidos na instalação automática, via servidores de internet).

#Fica o alerta: se precisar de suporte mais tarde, após os 6 meses de suporte gratuito, terá de pagar por isso. Quantas vezes for necessário (!).

A documentação é muito pobre, e os links de ajuda que aparecem dentro do modelo  ou não funcionam (links quebrados) ou enviam para a página de suporte (que pede identificação de compra para responder).

Saber usar construtores de páginas/page builders e o WordPress a partir da versão 4 (que possui menu para personalizar o layout da página, de modo visual) acaba sendo um pré-requisito, para não perder tempo no aprendizado ou uso deste modelo.

Superado esses obstáculos, você pode se concentrar na personalização do seu modelo de site.

Dicas:

Ocultando/exibindo a barra de shop page (woocommerce):
Essa barra é a primeira do modelo Furniture, para levar rapidamente o internauta até a parte de vendas. Caso precise exibir ou ocultar essa barra:

  • Acesse sua instalação do WordPress e escolha Aparência/Appereance > Personalizar/Customize > Taxonomy & archive > Shop Page (Woocommerce).
  • Escolha Heading bar a opção para desligar essa barra.

Cabeçalho e Menu de navegação (personalizando):

O Jayla possui diversos modelos de cabeçalho (Header) com logo e menu de navegação, em:
Painel de controle/Dashboard > Apresentação (ou Aparência/Appereance) > 
Personalizar/Customize > Header

Vou descrever rapidamente o menu Header Default:

  • Ao selecionar o menu, clique no botão edit (com forma de engrenagem); ao lado aparecem as opções de edição: Settings (configurações gerais), Desktop (menu para computadores de mesa/tela larga), Tablet & Mobile (menu para computadores de mão), Sticky (?). Você vai ter de definir o menu para Desktop e Mobile.
  • Clicando em Desktop, você entra no modo de edição do tema, que permite definir, como se estivesse num construtor de páginas (como o WP Bakery, que vem com este tema) a estrutura (número de linhas e colunas do menu) além do conteúdo (que está disponpivel à direita da tela, podendo ser arrastado e solto dentro do menu). Neste menu o logo e a navegação primária  estão definidos, basta trocar o logo, clicando no botão Edit (simbolo de engrenagem), e escolhendo a imagem de seu cabeçalho em “Select Image”

Na opção Tablet & Mobile repita o procedimento para definir a imagem de cabeçalho para telas estreitas (computadores de mão).

Atenção: o Jayla nesta seção (Personalizar) possui dois botões para salvar as alterações: Update & Close, e, depois, o Publicar.

Rodapé (personalizando)

O rodapé do site segue os mesmos rituais do cabeçalho para personalizar.

Você pode escolher um rodapé padrão para todo o site, como o Footer Default e ir editando-o, seja acrescentando colunas e conteúdo de texto (interface para inserir HTML como no editor de HTML do WordPress) ou HTML personalizado (semelhante a interface de Widgets do WordPress, para HTML).

Ou pode definri rodapés personalizados para cada página, usando o construtor de páginas WP Bakery, para acrescentar linhas e colunas no final das páginas desejadas (mais trabalhoso).

Revolution slider, tutorial

Apesar de haver um slide-shows com 2 animações em HTML 5, CSS  e Javascript exemplo, prontos no modelo Jayla, você pode editar o conteúdo desses slides animados (mantendo a estrutura) ou aprender a criar seus slides.
Neste caso achei um tutorial do Revolution Slider no site Theme Punch.

Mala direta DeliPress 

Esse plugin de cadastro de usuários e envio de mala direta direto do WordPress funciona integrado com o MailChimp para enviar e-mails. Assim sendo crie uma conta neste site para poder utilizar esse plugin (ou use outros plugins que funcionam usando apenas os recursos de sua hospedagem de site).

Localização da mala direta no site (home):

  • Rodapé do site (primeira coluna à esquerda)
  • Ícone de avião de papel, fixo, à direita do site (acima do botão de voltar ao topo da página)

Localização da mala direta para edição:

  • Painel de controle/Dashboard > Delipress
  • Painel de controle/Dashboard > Apresentação (ou Aparência/Appereance) > Newsletter Lightbox
  • Painel de controle/Dashboard > Apresentação (ou Aparência/Appereance) > Footer > Footer Jayla Furniture

Removendo ou adicionando o ícone de cadastro de mala direta no site (avião laranja)

Até o momento a melhor opção (?) que encontrei para exibir ou remover aquele ícone laranja foi desabilitar o plugin de mala direta, o DeliPress, dentro da lista de plugins do WordPress.

Links relacionados:

Documentação do tema
JaylaDemonstração (lista de layouts do tema)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: